Conheça os primeiros games de futebol da história - Datafor
Qual frase de Mãe seria perfeita para você
7 de maio de 2018

Conheça os primeiros games de futebol da história

Futebol Gamer

A história começa em 1973, quando a empresa japonesa Taito, lançou o game Soccer, do criador Tomohiro Nishikado. Foi esse cara que inventou o primeiro game eletrônico conhecido no mundo, o Elepong. Sim, aquele jogo semelhante ao ping-pong, no qual você controla uma barra vertical para cima e para baixo, impedindo uma bolinha esbarrar no canto da tela. Foi inspirado nesse mecanismo que o Soccer foi criado, sendo o primeiro dos games do segmento, os player não possuíam formas e os movimentos eram bem limitados.

 

Mas convidamos você a conhecer a evolução dos games a partir dos lançamentos entorno da década de 80. Curta todo o desenvolvimento dos gráficos e mecanismos desses jogos e agradeça por ter um FIFA 18 bem realista na atualidade.

Football (1978)

Em 1978, a gigante Atari lançou seu game de futebol chamado Football. Quanto ao nome, tudo bem ser simplesmente Football, afinal, era o seu primeiro jogo do segmento. O game demandava uma imaginação e tanto dos jogadores para acreditar que aquilo era uma partida de futebol.

Os gráficos eram extremamente pixelizados, com pouco contraste de cores, o que dificultava até na localização da bola. E aí, anima uma partidinha?

 

Atari Soccer – 1980

Na sequência, o Atari lança seu segundo game do segmento, o Atari Soccer. Desta vez, o destaque vai para a criatividade da escolha do nome, mais uma vez bem objetivo.

Os detalhes já aumentaram, os pixels diminuíram e algumas animações, como o movimento das pernas dos jogadores, já podem serem vistas.

 

Pele’s Soccer – 1982

Sim meu amigo, esse game colorido lançado para o Atari 2600, é uma homenagem ao nosso rei do futebol. Na época, Pelé ainda colhia os louros de sua atuação na copa de 70 e já era um grande jogador consagrado. Então, a Atari resolveu homenageá-lo neste game colorido, mas os gráficos ainda estavam longe de serem razoáveis.

 

Soccer Raupisoft – 1982

Apresentando uma perspectiva diferente da visão por cima dos últimos jogos, o Soccer Raupisoft foi o primeiro a se assemelhar com o modo de visão 3D dos games atuais. Sua mecânica apresentava um número maior de jogadores e parecia ser bem mais atrativo do que o jogo do Pelé.

 

International Soccer – 1983

No ano seguinte, lançado para o Commodore 64, o International Soccer foi uma grande febre na década de 80 fora do Atari. Com jogadores maiores e mais detalhes, o jogo já apresenta um nível de dificuldade maior e possibilidade de dois gamers jogarem uma disputa.

 

Match Day – 1984

Com gráficos melhores e até animação de jogadores entrandopara iniciar a partida, temos o Match Day. Lançado em 1984, este jogo contou com duas versões no mesmo ano, uma mais simples e essa da imagem acima.

 

Superstar Soccer – 1987

Este game é bem similar aos outros jogos de futebol, mas apresentava um gameplay mais veloz, com passes e chutes a gol bem mais rápidos. Superstar Soccer foi lançado em 1987 para Commodore 64 e ZX Spectrum. Repare como o círculo central do campo era estranho.

 

Kick Off – 1989

Kick Off foi um dos primeiros jogos da época a incorporar táticas de futebol e tinha uma representação do campo bem mais precisa. Com certeza, foi uma grande evolução para época e para o desenvolvimento dos jogos que viriam pela frente.

 

Logo a década de 90 chegou e novos consoles e jogos chegaram para revolucionar o mercado de games de futebol. Mas esse assunto fica para um próximo blog.

 

Ainda não assinou nossa News? Não perca nenhum conteúdo da Datafor e receba tudo direto por e-mail, assine agora:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *